Como a minha rapper favorita diz: “Do you
mothertuckers, wanna gamble with your
luck? Better roll four, five, six, then up and up!”. Vamos apostar nos indicados ao
Oscar? Olha que essa aposta quase que não sai do papel, entretanto aqui estamos nós do "Não Me Stressa" nesse 2015 voltando a todo vapor com o nosso blog cult-bacanão pra mamãe, vovó e titia.
Antes de tudo, vou falar um pouco de cada um dos principais indicados, e dos que eu quiser falar, e não me stressa. Outra coisa a deixar claro é que não sou crítico de cinema, sou um simples cinéfilo com uma opinião formada em alguns estudos cinematográficos, porque como é dito em Birdman: “Um homem torna-se um crítico, quando não pode ser um artista.”
Antes de tudo, vou falar um pouco de cada um dos principais indicados, e dos que eu quiser falar, e não me stressa. Outra coisa a deixar claro é que não sou crítico de cinema, sou um simples cinéfilo com uma opinião formada em alguns estudos cinematográficos, porque como é dito em Birdman: “Um homem torna-se um crítico, quando não pode ser um artista.”
Então, chega de papo, e vamos aos
filmes!
AMERICAN SNIPER:
Clint Eastwood, por
mais que seja um excelente e renomado diretor, nunca me agradou verdadeiramente,
talvez, quem sabe em Changeling, mas enfim, esse filme em questão (American Sniper) traz aquele papo que
creio eu, o mundo já está saturado de ouvir e ninguém mais se “importa”, o
americano (como os tais estadunidenses gostam de reduzir todo o continente a
apenas eles) depressivo pós-guerra, da qual ele foi obrigado a matar tantos e
tantos, acaba sem rumo na vida. Enfim, o filme concorre a seis categorias Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper),
Melhor Roteiro Adaptado, Melhor
Edição De Som, Melhor Mixagem De Som, Melhor Montagem; da quais eu aposto
que perca todas, por quê? Acho que essa cena diz tudo:
BIRDMAN:
A foto acima mostra uma das cenas mais bonitas do filme e do debate mais profundos também, que é quando o então Birdman entra realmente em cena. Iñárritu acertou em cheio nesse filme, a linearidade da história, a questão do que é arte e não, e a analise dessa nossa sociedade que mesquinha por fama, e que para se sobreviver é preciso mesquinhar também.
Indicado à Melhor Filme, que eu aposto que vá ganhar; Melhor Diretor não apostarei por mais que eu queira muito que ganhe; Melhor Ator (Michael Keaton) a atuação é maravilhosa, mas não é a minha aposta; Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton) outra atuação incrível, porém também não é minha aposta; Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone); Melhor Roteiro super apostado que ganhe, simplesmente pela analogia a sociedade moderna e basear-se no romance “What We Talk When We Talk About Love”; Melhor Edição De Som apostado sem um pingo de dúvida; Melhor Mixagem; Melhor Fotografia.
BOYHOOD:
É exatamente isso que ele quer passar ao nos entregar depois
de 12 anos, repetindo 12 fucking anos, uma ideia de como é amadurecer. O filme foi indicado a seis categorias: Melhor
Filme; Melhor Diretor pelos doze anos é inegável
que não ganhe, então apostado! Melhor
Ator Coadjuvante (Ethan Hawke);
Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette); Melhor Roteiro Original;
Melhor Montagem aposto que ganhe, afinal foi um longo trabalho e a montagem
ficou impecável.
THE GRAND BUDAPEST HOTEL:
Como compreender a
loucura de Wes? Esse filme incrível facilita um pouco, é um filme muito
engraçado, com muito sarcasmo e diálogos imensos, que se você como eu não está
tão acostumado com esse tipo de filme, talvez fique um pouco entediado, mas o
resto da trama compensa e muito.
Concorre
a nove categorias: Melhor Filme;
Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor
Trilha Sonora, que de todos os indicados eu aposto que ganhe, pois de todos
foi a que melhor se encaixou a todas as situações; Melhor Direção De Arte, o filme é um deleite assistido, não teria
como apostar em outro que não esse;
Melhor Fotografia, por mais que a maior parte de sua fotografia seja “inventada”,
foi uma das mais belas, apostado!; Melhor
Maquiagem; Melhor Figurino, que
figurino mais insano é esse? Com certeza vai levar a estatueta; Melhor Montagem.
THE IMITATION GAME:
Um dos filmes mais
tocantes do ano, Morten dirigiu muitíssimo bem, julgaria esse um dos
concorrentes mais fortes para Birdman, a história de Alan Turing contada de uma
forma delicada e emocional, simplesmente lindo de se ver. E o que
falar dessa atuação de Benedict, simplesmente esplêndida, e a atuação de Keira também não fica muito atrás.
O filme teve oito indicações ao Oscar, e elas são: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Ator
(Benedict Cumberbatch) com toda a emoção que a atuação dele me passou, não
poderia apostar em outro; Melhor Atriz
Coadjuvante (Keira Knightley) aposto pela linda atuação, e por mostrar o
lado da mulher moderna e forte da década de 40/50; Melhor Roteiro Adaptado;
Melhor Trilha Sonora; Melhor Direção
De Arte; Melhor Montagem.
SELMA: Talvez dos indicados ao Oscar, Selma
seja um dos “mais fracos”, apesar de mostrar a história de um povo forte, com
uma das canções de filme mais lindas do ano, arrepia com a cena que se passa e
pela tocante letra de “Glory”.
O filme da história de Marting L.
King lutando pelo direito de voto dos afro-americanos, teve duas indicações ao Oscar, sendo
elas: Melhor Filme; Melhor Canção Original que sem dúvida
nenhuma, será a grande vencedora.
THE THEORY OF EVERYTHING:
O filme que relata a história de Stephen Hawking é outro que nos leva a beira extrema da emoção, com atuação praticamente perfeita de Eddie Redmayne, que eu acredito ser um dos grandes concorrentes para Benedict e Keaton. Fora toda a pesquisa de Stephen, que mesmo abrangente o diretor conseguiu relatar a grande parte. Essa em minha opinião é uma das cenas mais lindas do filme:
O filme
tem cinco indicações: Melhor Filme; Melhor Ator (Eddie Redmayne); Melhor Atriz (Felicity Jones); Melhor Roteiro Adaptado aposto que ganhe,
é com certeza o melhor roteiro adaptado do ano; Melhor Trilha Sonora.
WHIPLASH:
A história do estudante de música,
baterista que quer fazer parte da melhor Orquestra do mundo, comandada pelo
maestro mais Doentio - BocaSuja - Homofóbico - Genial - Machista - JáFaleiDoentio? O
filme é um deleite musical, com a forte atuação de J. K. Simmons, que consegue
dar conta do recado, com um final surpreendente em partes, é um grande
concorrente.
Com
cinco indicações, elas são: Melhor Filme; Melhor Ator Coadjuvante (J. K. Simmons)
acho bom ele ganhar...
Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Mixagem De Som nem precisa de aposta pra essa categoria, se
você assistiu ao filme, vai me entender;
Melhor Montagem.
FOXCATCHER:
De todos os indicados
em minha opinião esse é o mais fraco, por mais que a atuação de Steve Carell tenha
sido muito boa, e a de Mark Ruffalo melhor ainda, o filme é muito “fraco”, “parado”
e previsível.
Com cinco
indicações, Melhor Diretor; Melhor Ator (Steve Carell); Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo); Melhor Roteiro Original; Melhor Maquiagem essa ele leva, porque
gente não tem como negar, esse NÃO É O STEVE CARELL, ou é?!
GONE GIRL:
A grande injustiça dos indicados pra
mim foi esse filme, quem o assistiu tenho quase toda certeza que concordará
comigo, o roteiro adaptado pela escritora do Best Seller, conseguiu ser
em partes melhor que o livro, e a direção de David Fincher está impecável,
entretanto não foi isso que a academia reparou, dando ao filme apenas a
indicação de Melhor Atriz (Rosamund Pike), que faz
o papel de Amy, a doce e desaparecida esposa.
Como
bem sabemos o bem vence o mal (será?), mas nesse Oscar, a demônia em forma de Amy Dunne
quem ganhará!
INTERSTELLAR:
O filme traz várias
teorias bem loucas sobre a questão espaço-tempo, tão loucas que algumas delas
também estão presentes no filme “Donnie Darko”, seguindo a linha de filmes complexos,
Christopher Nolan entrega essa masterpiece de botar a cachola pra pensar e mesmo assim não entender praticamente nada do filme.
Com
efeitos especiais arrebatadores, o filme tem cinco indicações: Melhor Trilha Sonora; Melhor Edição De Som; Melhor Mixagem; Melhor Direção De Arte;
Melhor Efeitos Visuais seria uma lástima se perdesse, entretanto essa é a
minha aposta.
RELATOS SALVAJES:
Por fim e não
menos importante na categoria de filmes estrangeiros, do quais todos os
indicados (Ida, Leviafan, Mandariinide Timbuktu) são excelentes, mas apenas um
pode ser vitorioso, então escolhi esse daqui dos nossos hermanos argentinos.
Uma pena “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” não ter entrado na competição, seria
uma vitória mais do que bem recebida para o cinema brasileiro.
SAL DA TERRA:
Entretanto nem tudo
está perdido para o cinema brasileiro, ou em parte brasileiro e ítalo e franco.
Sal da Terra descreve a história do fotógrafo Sebastião Salgado, por meio dos
olhos de outros dois homens: seu filho, o cineasta Juliano Ribeiro
Salgado, que tenta conhecer o pai ausente; e Wim
Wenders, um grande cineasta, também fotógrafo e admirador
da obra de Salgado. Concorre ao Oscar Melhor Documentário e é minha última aposta para o Oscar de 2015.
Façam suas
apostas também, e dentro em breve veremos quanto dinheiro, ou não, faturaremos.
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