sábado, 22 de setembro de 2012

Avatar

Técnico em Vestuário - Quem? Quando? Onde? O que?

Sempre que nós dizemos que curso estamos fazendo, as pessoas ficam com cara de interrogação e acabam perguntando se é um curso de moda ou até de corte e costura. Bom, acaba sendo um pouco dos dois, mas é Técnico em Vestuário

HEIN?

Bom, um técnico em vestuário aprende (quase) tudo do que se passa dentro de uma empresa de vestuário aka confecção. Nós aprendemos a fazer modelagem, a costurar, a desenhar modelos no Corel e também aprendemos bastante de administração. É o melhor dos dois mundos! \o/

Aula de moulage. Fazendo uma saia reta
E onde existe esse curso?

Esse curso existe no SENAI Francisco Matarazzo, no Brás. Em São Paulo

E dura quanto tempo?

Dois aninhos (quatro semestres)
Aula de desenho técnico

É caro?

Nope, é grátis

E como eu entro?

Como o curso é semestral, as provas acontecem duas vezes por ano, seguindo o calendário de todas as outras unidades da rede SENAI. É bom dar uma bela revisada no conteúdo que vai cair na prova, porque é um curso concorrido. A prova para a turma do 1º semestre de 2011 (a que nós entramos) teve uma média de 14 pessoas por vaga
Aula de modelagem. Fazendo adaptação de saia (era reta, virou evasê)

Tá, e no que eu posso trabalhar?

O leque de opções é bem grande. Você pode ser costureira(o), piloteira(o), modelista, fazer modelagem tridimensional (moulage), desenho técnico e elaboração de ficha técnica, cortador(a) e trabalhar na parte administrativa da confecção (não como secretária, por exemplo)
Aula de moulage. Fazendo uma saia godê

Posso ser estilista?

Ninguém disse que não, mas o foco do curso não é esse. Você não vai aprender nada de história da arte, desenho de moda ou estilo. Mas se você quiser ser estilista, esse curso serve como uma base muito boa para que as modelistas de onde você for trabalhar não queiram te matar quando você desenhar uma coisa impossível de sair do papel
Oficina de costura

O que eu vou aprender então?

Os dois primeiros semestres são mais sobre produção, então tem costura, modelagem, moulage, graduação (aumentar ou diminuir um molde), desenho técnico a mão e no computador, corte e modelagem em CAD. Os dois últimos semestres são voltados para administração (e ai a coisa fica mais complicadinha) com balanço do processo de produção (WTF? Não é tão ruim quanto parece), gestão de pessoas, gestão e processo de produção e... O Projeto (tipo um TCC), em que nós temos que criar uma peça inovadora, com um proposito e sustentavel. O nome de todas essas matérias está em siglas, eu só dei uma facilitada para explicar #fikdik
Aula de corte. Na tesoura, ainda.

E a escola é boa?

E boa, sim. Não é perfeita porque nenhuma escola é, mas é muito boa. É rígida, então para quem não sabe como funciona as escolas do SENAI é bom dar uma pesquisada antes com alguém para não se assustar. É até que simples, é só não aparecer lá como se tivesse saído da praia ou coisa parecida, roupas são benvindas e tals...
Aula de corte. Cagaço master de usar essa máquina

E a pergunta de 1 milhão de dólares: você (eu) faria o curso de novo?

Eu faria, principalmente agora que ficou um pouco mais fácil chegar na escola. Antes era um pouquinho (mais)  longe da minha casa. Sério, eu faria sim. O curso tem ótimos professores, que vão sanar suas dúvidas e são super bem treinados. Vale a pena

SERVIÇO:
Técnico em Vestuário
SENAI Francisco Matarazzo
Rua Correia de Andrade, 232. Brás
Tel: (11) 3312-3540
  

19 comentários:

  1. Oi... Eu estou cursando "Modelagem do Vestuário" na Etec Tiquatira e tenho algumas dúvidas em relação ao TCC, digamos que minha professora de PTCC não é bem uma professora, porque raramente explica e tira dúvidas. Poderia me falar de como foi o seu TCC? Onrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso TCC era criar uma peça inovadora no quesito praticidade e uso (mais ou menos isso).

      Meu grupo criou uma jaqueta com várias atividades para desenvolvimento motor das crianças. E o grupo do Felippe, criou uma underware para homens trans. Além de ter a ideia, nós tivemos que fazer a pesquisa para sustentar o projeto, o desenho da peça, modelagem, corte e a costura da peça piloto.

      Além de toda a parte administrativa/comercial. Nós montamos uma empresa para confecção da peça criada do zero, calculamos tudo desde o quanto de linha iamos usar até o número de peças que nós precisamos vender para manter a empresa.

      Foi paulera mas foi ótimo de fazer, foi dividido em duas matérias, uma prática e uma administrativa.

      Excluir
  2. Qual são os horários q tem de tarde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda, desculpa a demora. A tarde só tem das 13:45 às 17h. Acredito que o Senai fez algumas
      Mudanças e que esse horário agora é só pra quem é menor de idade

      Excluir
  3. Qual são os horários q tem de tarde?

    ResponderExcluir
  4. Eu era doida pra fazer esse curso quando estava cursando Têxtil e Moda na USP (me decepcionei vagamente...) heuhe! Agora vou tentar fazer a prova, e ver se sigo adiante. Espero ter a mesma sorte que você! Adorei o post. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Mariana, boa noite!
    Gosto muito de moda e tenho interesse em me profissionalizar na área , mas tem um porém não tenho habilidade para desenhar a mão, essa defasagem de habilidade me impediria de fazer o curso de Técnico de Vestuário.
    Aguardo seu retorno
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!

      Acredito que não, as únicas matérias relacionadas a desenho de moda são desenho técnico e desenho gráfico. Eu também não tenho muita habilidade em desenho e acompanhei tranquilamente. O SENAI também tem um curso de formação em desenho de moda que é conhecido por ser muito bom, é um curso de formação continuada (que é pago, mas eles oferecem bolsa de vez em quando, desde que vc não faça outro curso gratuito no SENAI, como o técnico). Espero ter ajudado :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber em qual horário você estudou, e se saberia dizer se é muito perigoso para quem pretende estudar a noite e voltar de trem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise, eu estudei a tarde (das 13h45 às 17h). A noite é bem feio ali no Brás, mas é bem perto da estação e vc com certeza não ia voltar sozinha

      Excluir
  8. Boa noite Mariana,
    No site do SENAI consta que o curso é gratuito mais os materiais didáticos impressos são pagos, porém não encontrei os valores, poderia falar +/- quanto vc gastou com o material?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, no primeiro semestre se compra o material para as matérias de Desenho Técnico e costura (esqueci o nome da materia). Na minha época, a APM vendia o kit completo com a regua de modelagem e tudo. Eu preferi comprar só a régua de modelagem e o resto do material por fora. Gastei uns 150 na época (em 2011). O Senai dava as apostilas de modelagem e costura. Talvez seja esse o material impresso que eles cobram hoje em dia. O material pras aulas de costura e modelagem é coisa de armarinho (fita métrica, carretilha, alfinete etc). Mais caro mesmo é o de desenho (jogo de esquadro, curva francesa, jogo de lápis de desenho, caneta nanquim e o limpa tipos, que não é caro, mas é chato de encontrar)

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta Mariana!
      Tenho mais uma pergunta rs
      Pode contar um pouco como é o mercado de trabalho para quem se forma neste curso técnico? Hoje você atua nessa área?
      Obrigada novamente!

      Excluir
    3. O mercado é bem amplo, mas se trabalha geralmente em confecções mesmo. Mas não tenho muita noção de como está hoje em dia... Eu não trabalho exatamente nessa area, mas o curso ajudou muito no meu trabalho. Eu trabalho como assistente de produto em estamparia numa importadora de tecido. Não entra muito da parte de produção (corte, costura e modelagem), mas a parte administrativa eu até uso bastante

      Excluir
  9. Boa tarde!

    Saberia informar se a prova para o vestibular do curso Técnico em Vestuário no Senai é muito difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova é materia do ensino médio. Português, matemática e ciencias (quimica e fisica). Eu achei um pouco dificil, sim. Principalmente porque fazia 4 anos que eu tinha terminado a escola. O senai tem a lista do conteudo da prova, acho que dá pra encontrar no site

      Excluir
  10. Olá Mariana,eu sou do SESI TATUAPÉ e eu vou cursar pro ano de 2018 o curso de vestuário,e esta me dando um frio na barriga...
    Mas de verdade, eu queria saber qual é a coisa mais difícil quando se é uma novata no ramo ou qual é o melhor desafio de todos???
    bjs. De: Rharussy

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariana! Vou fazer o curso em agosto no SENAC e estou com uma dúvida não sei costurar a maquina muito bem. Vc acha q devo fazer um curso a parte ou no curso aprendemos?

    ResponderExcluir